Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Manter nossos objetivos

Vivemos um momento de grave crise e confusão nacional. Portanto, todos nós, que temos algum tipo de responsabilidade coletiva, precisamos estar atentos, com o cuidado de não perder o foco nem o objetivo das nossas ações.

O sindicalismo realizou uma forte greve nacional, dia 28, e mostrou que tem rumo. Eu destaco primeiro nossa unidade. Segundo, a massificação das nossas posições, não contra as reformas mas contra a retirada de direitos e conquistas. Hoje, o trabalhador já está muito mais bem informado sobre esses temas, mostrando forte repúdio às reformas neoliberais.

Essa unidade é o nosso principal capital estratégico. E é de forma unitária que vamos seguir. As Centrais Sindicais já definiram uma agenda de ações, que inclui contatos, em todo o País, com deputados e senadores em seus redutos eleitorais. Vamos reafirmar a eles nossa posição ante as reformas da Previdência, trabalhista e a terceirização irrestrita. E cobrar que respeitem a vontade do eleitorado.

Não é hora, portanto, de dispersar forças. Neste momento, por exemplo, a mídia tenta atrair toda atenção para a audiência com Lula, em Curitiba. Nosso papel, enquanto democratas e dirigentes classistas, é cobrar que os ritos sejam cumpridos, que se dê amplo direito de defesa e não se caia em prejulgamentos.

A crise atual gera muita confusão e desorientação. Mas não temos o direito de perder a razão, os rumos e os nossos objetivos. O sindicalismo acaba de decidir acampar em Brasília, para reforçar o corpo a corpo com o Congresso Nacional e o governo. Trata-se de uma decisão correta, pois a pressão é essencial no regime democrático. Os metalúrgicos de Guarulhos estarão lá.

Política – As mídias sociais democratizam a comunicação e ampliam o conhecimento. Portanto, na medida em que as pessoas acompanham as ações dos Poderes vão se dando conta da baixa qualidade política de nossos representantes. Percebem, por exemplo, que deputados muito bem votados em Guarulhos – Russomano, Bruno Covas, Maluf etc. – nunca mais voltaram à cidade para saber o que o povo pensa a respeito dos temas de interesse nacional.

Não podemos mais ter memória curta. Precisamos acompanhar o comportamento e as votações desses políticos. O ano que vem terá eleições e nosso voto deverá fazer o controle de qualidade do mandato e do comportamento dos que deveriam nos representar com decência e dignidade.

José Pereira dos Santos

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical

www.facebook.com/PereiraMetalurgico

Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br