Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Direitos da Classe Trabalhadora

Maio Lilás debate a reforma trabalhista

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nesta segunda-feira (7), em Brasília, a campanha Maio Lilás com várias ações de debates sobre a liberdade sindical e a participação dos trabalhadores junto ao movimento sindical na defesa dos seus direitos, iluminação de prédios públicos, entre outras atividades promovidas pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) e pelas procuradorias regionais, nos estados.

A campanha foi lançada em Brasília, conjunto com a Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (PRT 10), e contou com:

-Mesa-redonda sobre “Liberdade sindical e reforma trabalhista”.
-Lançamento de revista em quadrinhos sobre “Sindicatos”.
-Lançamento do site www.reformadaclt.com.br (portal com informações para trabalhadores e empregadores sobre a reforma trabalhista).

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM e vice-presidente da Força Sindical, e Artur Bueno, coordenador do FST (Fórum Sindical dos Trabalhadores), participaram do evento, que reuniu procuradores e representantes de entidades sindicais patronais e dos trabalhadores.

Porque lilás
A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.