Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Justiça do Trabalho reintegra cipeiro da Startall Serviços

Na manhã desta quarta-feira (08/03), um cipeiro foi reintegrado a empresa Startall Serviços Empresarial Ltda, subcontratada da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), através de decisão judicial solicitada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Montagem Industrial em Geral do Estado do Ceará (Sitramonti-Ce).

O trabalhador, membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), havia sido demitido no dia 04 de novembro de 2016, pela Empresa Startall Serviços Empresarial Ltda por justa causa. A empresa alegou que o cipeiro havia participado de uma manifestação dos trabalhadores, que segundo a opinião da direção seria irregular e supostamente arquitetada por parte dos cipeiros que pediam o pagamento do reajuste salarial que estava atrasado há meses  e que fosse pago.

Para Evandro Pinheiro, presidente do Sitramonti-ce, “a demissão foi tentativa de assustar os demais trabalhadores e impedir novas manifestações,  por isso a empresa demitiu o cipeiro”.

O Sitramonti-Ce buscou a empresa para que o trabalhador voltasse ao trabalho de forma voluntária, mas a empresa negou-se a receber o trabalhador, mesmo sabendo que este possui estabilidade devido a CIPA. Em seguida, o sindicato indicou a assessoria jurídica  do escritório Lopes &Lopes para a defesa do trabalhador e pediu a sua volta ao trabalho por via judicial.

Com o andar das audiências na Justiça do Trabalho, o Juiz Konrad Saraiva Mota determinou que o trabalhador retomasse suas atividades no dia 08 de março de 2017, após receber  a  resposta da empresa.

Veja aqui parte da decisão judicial: