Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Brusque-SC

Juiz do Trabalho, Luiz Carlos Roveda, explica a Reforma Trabalhista em Brusque

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque-SC (Sintimmmeb) recebeu na noite desta quinta-feira, 5 de outubro, Luiz Carlos Roveda, ex-Juiz do Trabalho de Itajaí e de Brusque, que falou sobre a Reforma Trabalhista e as mudanças na CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). O evento, aberto ao público, recebeu juristas, lideranças sindicais de diversas regiões do Estado, advogados, estudantes e trabalhadores.

Na palestra, o doutor Roveda falou sobre alguns dos pontos mais controversos da Reforma Trabalhista e fez alguns prognósticos de como poderá ser feita a aplicação da lei com as mudanças e a atuação dos advogados e sindicatos. No final, foi aberto espaço para perguntas e debate.

“É possível entender a legislação trabalhista. Faz algumas alterações, esclarece alguns pontos, ainda que não seja completo. E o trabalhador precisa saber como funcionará toda essa questão, porque senão ele vai ser prejudicado. O papel do sindicato vai ser fundamental nesse novo momento. A lei reservou algumas moedas de troca que só os sindicatos podem negociar. Por exemplo, redução do intervalo intrajornada, banco de horas anual. Então, o trabalhador e o sindicato vão ter que estar cada vez mais unidos”, comentou Roveda.

A Reforma Trabalhista foi aprovada pelo Senado no dia 11 de julho deste ano e já havia tramitado na Câmara dos Deputados. O presidente da república, Michel Temer, sancionou as mudanças no dia 13 do mesmo mês e entra em vigor no dia 11 de novembro. As alterações foram realizadas em mais de cem artigos da CLT, como as rescisões de contrato, férias, trabalho intermitente e por produtividade, jornada de trabalho, benefícios no salário, dentre outros.

Para o presidente do Sintimmmeb, José Isaías Vechi, a palestra teve o objetivo de aproximar os trabalhadores da complexa legislação trabalhista e que, com as mudanças, exigirá ainda mais interesse da população diante do novo cenário que se apresentará nas questões das relações de trabalho.

“Agradecemos a disponibilidade do Dr. Luiz Carlos Roveda de vir até o sindicato apresentar de uma maneira mais aberta as mudanças que a legislação trabalhista brasileira sofrerá a partir de 11 de novembro. Sabemos que a lei está ainda mais esfacelada e qual lado mudanças beneficiam. Cabe a nós, todos nós, entender e enfrentar os abusos que estão por vir. Somente com conhecimento e informação poderemos combater essa reforma indecente aprovada pelo Congresso Nacional e pelo Governo”, comentou Vechi.