Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Indústria automotiva revisa previsão de exportações para 2010

Folha.com/UOL


GABRIEL BALDOCCHI

DE SÃO PAULO

O cenário de recuperação mundial fez a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revisar a previsão de exportações de veículos para o ano. A entidade acredita que as plantas nacionais venderão 620 mil unidades para o exterior até o fim de 2010, 90 mil acima do número anterior.

As exportações de veículos já acumulam alta de 78,4% nos sete primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2009. Até julho, as fabricantes venderam 422 mil unidades para fora do país, ou cerca de 20% do total da produção no período.

O crescimento no período mostra uma recuperação em relação ao mal desempenho do mercado externo durante a crise. Em 2009, as exportações amargaram uma queda de 35% em relação ao ano anterior, com 475,3 mil unidades embarcadas.

Para o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, a dificuldade para exportar as unidades indica que a produção do país está perdendo competitividade.

“Não temos fôlego para chegar ao nível que tínhamos de exportações lá para trás. Existe a necessidade de um esforço de competitividade”, aponta. Bellini não vê uma perspectiva de crescimento no curto prazo.

A venda da produção nacional no exterior atingiu o pico em 2005, quando as fabricantes exportaram cerca de 900 mil unidades. Isso significava, na época, 35% de toda a produção. Desde o período, o peso da vendas externas no número total da produção vem caindo até chegar aos atuais 20%.