Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Espanha: 4ª Reunião do Comitê dos Trabalhadores da Gerdau

Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) participaram da 4ª Reunião Internacional do Comitê Mundial dos Trabalhadores da Gerdau realizada entre os dias 5 e 7 de outubro de 2010 em Bilbao e Reinosa, na Espanha.

Delegação da CNTM
Edmar de Oliveira Moraes
– Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e Base; Pedro Celso Rosa – Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (Secretário de Assuntos Sindicais da CNTM); Alex Sandro – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; Paulo Fernandes – Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; José Barros – Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

“Foi um evento importante para os dirigentes dos sindicatos participantes defenderem as reivindicações dos trabalhadores da Gerdau em todo o mundo como, por exemplo, a necessidade de mais saúde e segurança nos ambientes de trabalho e o fim das práticas antissindicais na empreda”, avalia Clementino Vieira, presidente da CNTM.

Além dos brasileiros, participaram representantes sindicais dos trabalhadores da Gerdau das plantas da Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Alemanha, Estados Unidos, Peru, Espanha.

Objetivos da reunião:
* Avaliar as ações desenvolvidas no último período, em especial o Plano de Trabalho definido no Encontro Internacional realizado no Chile em 2009.

* Avaliar os efeitos da crise econômica e financeira mundial sobre o setor e sobre os trabalhadores da Gerdau.

* Avaliar os informes dos países com os resultados das negociações coletivas de cada planta.

* Elaborar um novo Plano de Trabalho para o próximo período.

* Durante o encontro, foi realizada uma análise sobre o setor siderúrgico, com troca de informações sobre a atual situação do grupo Gerdau em todos os países em que atua.

* Cada dirigente sindical do seu setor fez a sua explanação sobre a situação do seu país.

* Foi acertado para todos os sindicatos a unificação da pauta de negociação para contrato nacional.

* Acrescentar, no próximo ano, na elaboração da pauta de reivindicação, o reconhecimento do Comitê Mundial do Grupo Gerdau.

* Foram relatados o acidente fatal que ocorreu na planta da Gerdau de Basauri e a manifestação de um minuto de silêncio pela morte de um companheiro.

* A comitiva foi visitar uma planta da Gerdau Sidenor na cidade Reinosa – Espanha, onde foi possível ver as atividades executadas desta planta.

Por Val Gomes
Com informações de Edmar de Oliveira Moraes 

Clique aqui para acessar matéria sobre a reunião no site da FITIM


Veja algumas imagens