Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Escolinha de Futebol do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba congrega 160 filhos de associados de 7 a 17 anos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba realiza um amplo trabalho social, compreendendo os trabalhadores dentro das fábricas, mas também toda a família metalúrgica em sua vida na sociedade piracicabana.  

Nesse sentido, outro projeto vitorioso do Sindicato é a Escolinha de Futebol, que congrega 160 crianças e jovens de 7 a 17 anos no Clube da categoria (Av. Dois Córregos, 3.110).

Para José Florêncio, o Bahia, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “nossa Escola de futebol é mais um projeto alicerçado em nossos ideais de sindicalismo-cidadão, promovendo melhorias para os filhos dos trabalhadores metalúrgicos”, destacou.

Coordenada por João José Fuzatto, o Zito, a Escolinha promove a integração social entre os filhos dos associados, o estímulo à prática de atividades físicas por meio esportes e, sobretudo, o saber jogar futebol pelo desenvolvimento dos fundamentos básicos.

Os 160 jovens de 7 a 17 anos estão divididos em cinco categorias:

1)  Juvenil: nascidos entre 1997/1998

2)  Infanto: 99/2000

3)  Dente-de-leite: 2001/2002

4)  Dentinho: 2003/2004

5)  Fraldinha: 2005/2008

As aulas são realizadas em dois períodos às quartas-feiras (das 15 às 17 horas e das 19 às 21h30) e aos sábados, das 8h30 às 12 horas.

Os alunos, de acordo com sua categoria, recebem treinamento físico, disciplina, iniciação esportiva, passe, cabeceio, chute, finalização, coordenação, marcação, dentre outros fundamentos do futebol.

Para Zito, coordenador da Escola, “além de promover a integração entre a família metalúrgica, o projeto Escola do Sindicato afasta crianças e jovens de caminhos errados na vida”, ressaltou.

Fábrica de talentos

Sob coordenação de Zito, com experiência de 30 anos no futebol e há 10 na Escola de Futebol do Sindicato, já foram revelados para o XV de Piracicaba jogadores como Ramon (goleiro), Ramon (lateral), Anderson (lateral) e Vinicius (goleiro do infantil). Além dos locais, uma série de outros que atuaram em grandes clubes no Brasil e no exterior.

Intercâmbio

A Escola de Futebol do Sindicato possui intercâmbio com o Comercial Futebol Clube, que é gerido pelo ex-atleta César Sampaio. Assim, os garotos que se destacam são levados – mediante aprovação dos pais – para fazer testes no time profissional da cidade de Tietê (SP). “É um caminho para quem tem potencial e deseja se profissionalizar no futebol”, destacou Zito.

Como faço para participar ou inscrever meu filho?

A Escola é gratuita para sócios e dependentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba. Todos os participantes devem passar por exame médico para que se demonstre condições físicas para a prática de atividades físicas.

Com o exame em mãos, o interessado deve procurar a Secretaria do Clube Recreativo do Sindicato (Av. Dois Córregos, 3.110) para a retirada e preenchimento de formulário. 

Por Ricardo Flaitt, Alemão
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba