Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Itajaí/SC

Empresa de Itajaí faz demissão em massa

Amal, uma empresa metalúrgica que trabalha com estruturas para plataformas, anunciou a demissão de 450 funcionários em Itajaí. Os trabalhadores foram recebidos com a notícia no mesmo dia em que voltavam de férias coletivas.

O presidente da empresa disse à Imprensa que a Amal optou pelas demissões porque a empresa presta serviços terceirizados. Isso significa que a ganhadora da licitação pela Petrobras não é a Amal, e essa empresa que terceirizou os serviços vai dar continuidade às obras e dispensar a Amal.

Informou ainda que existe a possibilidade de encerramento total das atividades no município catarinense.

A desculpa da empresa é a operação Lava Jato, no entanto, a Amal já teve problemas na negociação coletiva no ano passado.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico e da Construção Naval de Itajaí e Região, a maioria das empresas trabalham direta ou indiretamente para a Petrobras e vão sofrer com a imprudência das administrações como nos demais estados do País.

“Não somos intocáveis e vamos sofrer como os demais estados que já falam em demissões”, disse Oscar Cunha, presidente da entidade.

Itajaí e Navegantes reúnem de 8 a 10 mil trabalhadores na base dos metalúrgicos.