O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região participou hoje (10) do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos, organizado pelo movimento Brasil Metalúrgico e Centrais Sindicais. Em sete fábricas da base, os atos mobilizaram cerca de quatro mil trabalhadores.A nova lei trabalhista (13.467), que agride direitos conquistados em décadas, começa a valer sábado (11).
O presidente do Sindicato José Pereira dos Santos critica: “Querem jogar a conta da crise nas costas da classe trabalhadora. Essa precarização vai prejudicar os trabalhadores e atrasar ainda mais o Brasil”.
Assembleias – Os protestos aconteceram nas empresas Dyna e Umicore (Itapegica), Granei (Taboão), Modine (Bonsucesso), Carnevalli (Cidade Satélite, Cumbica), Raft (Vila Nova Cumbica) e Omel (Parque Industrial Cumbica).Nacional – O Dia Nacional aconteceu nas 26 Capitais, Distrito Federal e diversas cidades do Litoral e Interior.
Em São Paulo, o Sindicato da categoria calcula haver mobilizado 50 mil metalúrgicos. Às 10 horas, houve ato unitário na Praça da Sé, com 15 mil participantes.
Imprensa: João Franzin e Titico
www.metalurgico.org.br