Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Campanhas Salariais

Começa a Campanha Salarial 2013 dos Metalúrgicos da Força no Estado de SP

Jaélcio Santana

O pontapé inicial da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo foi dado nesta quarta-feira, 21 de agosto, em plenária na sede Federação dos Metalúrgicos de SP (Rua Pará, São Paulo) com representantes de 54 sindicatos filiados.

A Campanha envolve cerca de 800 mil metalúrgicos na luta por aumento real de salário, reposição integral da inflação, valorização dos pisos salariais e redução da jornada de trabalho, entre outras reivindicações.

Os participantes da assembleia aprovaram o cartaz oficial da Campanha Salarial 2013 e um calendário de mobilização que prevê a realização de assembleias nas bases até o dia 15 de setembro, entrega da pauta de reivindicação aos grupos patronais na Fiesp (Avenida Paulista, São Paulo) no dia 16 de setembro e reunião de avaliação da Campanha no dia 2 de outubro, de novo na sede da Federação.

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da CNTM, disse que além das questões econômicas é importante ter avanços sociais para a categoria metalúrgica. “Em São Paulo faremos encontros dos departamentos da Mulher, da Saúde e Segurança, da Memória Sindical e da Juventude para captar sugestões que iremos incorporar à pauta de reivindicações. É um exemplo que pode ser seguido pelos demais sindicatos para reforçar a Campanha Salarial”.


Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato de São Paulo, Cláudio Magrão, presidente da Federação, Chiquinho Mococa, Jorginho de Osasco e Cícero Martinha, entre outros líderes metalúrgicos, debatem a conjuntura atual dos setores metalúrgicos 

30 de Agosto
Dia Nacional de Mobilização e Paralisação pela pauta trabalhista

Outro assunto debatido na plenária foi a necessidade de a categoria metalúrgica participar da mobilização do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação pela Pauta Trabalhista, no próximo dia 30 de agosto, organizado pelas centrais sindicais. “Vamos repetir o que fizemos no 11 de Julho e ter uma expressiva participação no 30 de Agosto, pressionando por mais direitos para a classe trabalhadora e avanços sociais no País”, reforçou Miguel Torres.

Magrão, presidente da Federação, disse que o 30 de Agosto será mais uma oportunidade para mostrar “um sindicalismo vivo, em defesa dos direitos dos metalúrgicos e da classe trabalhadora em geral”.


Grande presença dos líderes metalúrgicos na Federação

 

Clique aqui e acesse o Cartaz da Campanha Salarial 2013