Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Guarulhos/SP

Centrais prestam homenagem aos perseguidos pelo regime militar

Dez centrais sindicais realizam, sábado (1º), Ato Sindical Unitário ‘Unidos, Jamais Vencidos’ que homenageará trabalhadores e sindicalistas dos municípios da Grande São Paulo que sofreram perseguição e repressão do regime militar e das empresas no período da ditadura. O Ato integra ações do Coletivo Sindical do Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’, da Comissão Nacional da Verdade, e vem reunindo testemunhos de violências e perseguições a sindicalistas e trabalhadores durante a ditadura.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região terá seis homenageados, entre eles três ex-presidentes: Edmilson Felipe Nery, José Mathias (in memorian) e Antônio Inácio dos Santos. Os outros são sindicalistas ainda na ativa e que sofreram, a exemplo dos presidentes, todo tipo de perseguição durante a ditadura. Serão homenageados, também: Antonio Augusto de Jesus, Leopoldo Martins dos Santos (morto em fevereiro de 2012) e Antonio Roberto Mariano.

Mariano conta: “Naquela época, nós não podiamos andar com carteirinha de sócio do Sindicato, porque seríamos presos com certeza. Passei muitos dias detido, mas nunca deixe de realizar meu trabalho pelos metalúrgicos”.

Os homenageados(as) receberão um diploma de reconhecimento por suas ações na luta democrática e os que foram assassinados por agentes do Estado naquele período serão homenageados in memoriam. O evento será a partir das 13 horas no Teatro Cacilda Becker, que fica junto ao Paço Municipal, no Centro de São Bernardo do Campo.

Por João Franzin
Assessor de Imprensa
www.metalurgico.org.br