Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Brasil Metalúrgico

Brasil Metalúrgico: dirigentes defendem unidade pelas Convenções Coletivas e apoio a greves

Miguel Torres, presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), em sua fala no encontro do movimento Brasil Metalúrgico, nesta sexta, 18 de maio de 2018, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul/RS, defendeu o fortalecimento das ações do sindicalismo e de todas as categorias nas campanhas salariais e nas lutas de resistência contra a aplicação na lei da reforma trabalhista e em defesa da conquistas das convenções coletivas.

Defendeu ações em defesa do patrimônio energético e da indústria nacional e contra a reeleição de governantes e parlamentares que agem politicamente com medidas e propostas anti-populares, anti-nacionais e anti-trabalhistas. “Precisamos participar efetivamente das eleições 2018, debatendo com a classe trabalhadora e elegendo candidatos próprios, com realmente compromisso com as expectativas do povo e da classe trabalhadora”, diz Miguel Torres, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.

O movimento Brasil Metalúrgico é coordenado por dirigentes sindicais metalúrgicos de todas as tendências e centrais sindicais e pretende ampliar seu alcance com a incorporação de representantes de outras categorias profissionais. Os dirigentes apoiam a criação de Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, com cláusulas básicas para todas as categorias, criticaram a política de privatizações do governo Temer e aprovaram três moções: duas de apoio às greves da Mercedes-Benz e dos trabalhadores da construção civil de São Paulo e uma contra a venda da Embraer para a norte-americana Boeing (veja abaixo).

 

Temas em debate:

• Convenções Coletivas de Trabalho.
• Perspectivas para as campanhas salariais de 2018 (com exposição do Dieese)
• Movimento de resistência à aplicação da lei da reforma trabalhista.
• Contrato Coletivo Nacional de Trabalho.
• Atos contra as privatizações da Eletrobras, Petrobras, Embraer e Imbel, entre outras empresas estratégicas para o Brasil.
• Realização de um 2º Encontro Nacional em agosto de 2018.
• Retomada do desenvolvimento econômico, com geração de emprego de qualidade para todos, e outros temas de interesse da categoria metalúrgica e da classe trabalhadora em geral.

Senador Paulo Paim participa do encontro do Brasil Metalúrgico

Senador Paim e Miguel Torres no Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul/RS, local do encontro do Brasil Metalúrgico nesta sexta, 18 de maio de 2018. Paim, relator do Estatuto do Trabalho que formaliza a proposta de uma nova lei trabalhista, alertou para a questão da reforma da Previdência, que vai impedir as aposentadorias, e saudou a unidade das categorias em defesa dos direitos.

Miguel Torres entrega camiseta com slogan A Luta Faz a Lei ao senador Paim

 

Moções de apoio

 

Presenças – O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul e do Sindicato dos Metalúrgicos de Bento Gonçalves, José Elvio Atzler de Lima, e o presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, Nilton Neco, também participaram do encontro.

Paim com Élvio e demais dirigentes metalúrgicos da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul