Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Balanço Geral

Foto: Luciano Becari

“Ao assumir a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo tive a felicidade de poder manter minhas raízes e meu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras e fazer, nestes mais de três anos, tudo que estava a meu alcance para atender aos anseios do cargo e de uma política de emprego e renda voltada aos mais necessitados.

Não foi uma tarefa fácil. Em função da grave crise econômica que se estabeleceu no país desde 2014, o corte de verbas em todos os setores e o aumento brutal do desemprego, atingiu todos os Estados do país e, particularmente, gerou imensas dificuldades no desenvolvimento de políticas voltadas a amenizar essa realidade e propor formas de geração e manutenção de postos de trabalho, além de fomentar o empreendedorismo.

Minha experiência como presidente do Sindicato dos metalúrgicos de Piracicaba e o apoio de boa parte do movimento sindical no Estado foram fundamentais para o êxito frente aos desafios colocados como Secretário de Estado. A prática da negociação e da parceria com todos os setores sociais comprometidos com os trabalhadores me deram a garantia de exercer minhas funções com tranquilidade e empenho.

Durante estes anos foram milhares e milhares de formandos em cursos de qualificação e capacitação profissional através do PEQ (Programa Estadual de Qualificação); Milhares de novos pequenos empreendedores apoiados pelo Banco do Povo Paulista; centenas de novos PATs (Postos de Atendimento aos Trabalhadores) em diversos municípios do Estado e um sem fim de serviços prestados por eles no dia a dia da vida dos trabalhadores.

Por fim, agradeço a todos os companheiros e companheiras que estiveram conosco nesta jornada. Sei que sozinho nada disso seria possível e sei que poderei contar com todos nos próximos passos rumo a uma vaga de representação da classe trabalhadora no Congresso Nacional.

Aproveito para parabenizar o meu sucessor na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Conheço bem o companheiro Cicero Martinha, sua vida sindical, suas experiências políticas e, principalmente, seu compromisso com as causas trabalhistas.

Neste difícil momento pelo qual passa o país, os desafios não cessam. Temos a clareza da necessidade de nos fortalecermos cada vez mais na luta pelos direitos dos trabalhadores e, como sempre, me coloco na linha de frente com todos meus companheiros e companheiras para isso!”.

José Luiz Ribeiro
Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba