Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Amanhã, Sindicato divulga índice de contratação de pessoas com deficiência

Osasco, 14 de fevereiro de 2017

O Sindicato dos Metalúrgicos divulga nesta quarta-feira, 15, o índice de cumprimento da Lei de Cotas nas metalúrgicas da região de Osasco. O resultado é parte da pesquisa anual “Lei de Cotas: Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico”. A divulgação acontece às 9h, na sede do Sindicato, na rua Erasmo Braga, 307, em Presidente Altino (Osasco).

O índice já é um referencial para identificar as empresas que mais têm compromisso com a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Em 2015, o índice de cumprimento da Lei de Cotas era de 104,6%. Enquanto no Brasil, esse índice era de apenas 31%.

A Lei de Cotas (artigo 93 lei 8.213/91) estabelece percentuais mínimos de contratação de pessoas com deficiências, que devem ser atendidos por empresas com cem ou mais trabalhadores, variando de 2% a 5% do quadro.

A elaboração da pesquisa é coordenada pelo Espaço da Cidadania, ação social do Sindicato, em parceria com a Gerência Regional do Trabalho de Osasco e o Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência em São Paulo, órgãos do Ministério do Trabalho. O Espaço da Cidadania é uma ação social do Sindicato que estimula e fiscaliza a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Também será lançada regionalmente a série de vídeos “O futuro que queremos”, produzida pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). A série tem oito episódios, que mostram boas práticas de inclusão no Brasil de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho. É acessível em Libras, audiodescrição e legendas.

O lançamento irá contar com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho, OIT, entidades especializadas, pesquisadores, empresas e pessoas com deficiência incluídas nas metalúrgicas da região.

Cristiane Alves                                        
Assessoria de Imprensa