Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Vídeo

Sugestão de Filme do Mundo do Trabalho: O Germinal

Com 550 metros de profundidade a mina Voreux era formada por diferentes andares. Lá, a exploração do trabalho era continua.
A chegada de Etienne (interpretado por Gerard Depardieu), um novo operário, promove importantes mudanças no cenário nas minas de carvão.
O mineiro recém chegado se espanta com a precariedade das condições de trabalho e incentiva os operários a prepararem uma greve. Juntos eles percorrem as minas da região, chamando outros trabalhadores a juntarem-se ao movimento. A greve se alastra por toda a região. Porém, companhia ameaça fazer demissões e a fome dos trabalhadores aperta.
Alguns querem voltar ao trabalho, e outros decidem continuar a greve nem que para isso tenham que dar a vida.
Tudo em vão, Etienne é expulso da vila, por ser o culpado de inculcar nas pessoas idéias de revoluções e esperanças. Os mineiros retornam quietos ao trabalho.O Germinal nos mostra as relações de exploração entre capitalistas e operários e a maturação do movimento sindical. Na França, na época da Revolução Industrial, em respostas as inúmeras formas de explorações, os operários buscaram se reunir para manifestar sua revolta e buscar seus interesses. Para tanto, era necessário juntar forças.
O movimento operário se desenvolveu a partir da organização do sindicato e do partido, tendo como objetivo defender não apenas os interesses do associados, abrigar interesses de todo o operariado. Em 1868, durante o governo de Napoleão III, os operários franceses obtiveram o reconhecimento parcial de seus direitos de se organizarem em associações e sindicatos. Porém, o reconhecimento legal só veio a ocorrer em 1884.
Veja mais dicas e sinopses de filmes sobre o mundo do trabalho no site da Força Sindical
www.fsindical.org.br... %0D%0A %0D%0A Copie e cole o link abaixo no seu navegador: %0D%0Ahttps://cntm.org.br/videos/sugestao-de-filme-do-mundo-do-trabalho-o-germinal/%0D%0A %0D%0A" class="button-share btn-envelope">




videos CNTM