Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Vacinação contra HPV

“A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano), que desde março está sendo oferecida no SUS e em escolas públicas e privadas, inicialmente, para meninas de 11 a 13 anos, é um avanço importante para o combate ao câncer de útero e ao índice de mortalidade da doença. Serão três doses da vacina (é necessário informar-se sobre os intervalos entre elas).

Vale lembrar que o HPV é responsável pela grande maioria dos casos de câncer do colo de útero, o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres, e que pesquisas científicas mostram que a vacinação é mais eficaz quando introduzida antes do início da atividade sexual.

Sabemos que a vacina não eliminará a necessidade de uso da camisinha durante as relações sexuais, já que a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV nem contra outras DST (doenças sexualmente transmissíveis), e que é imprescindível também manter a rotina do teste de Papanicolau.

Neste sentido, defendo que o movimento sindical também divulgue esta notícia em seus meios próprios de comunicação (jornais, sites e redes sociais), para reforçar entre as mulheres trabalhadoras e adolescentes a necessidade de se prevenirem contra o câncer de útero e demais DST.  

Deste modo, estaremos também contribuindo para fomentar o debate sobre sexualidade e quebrar os preconceitos que este tema costuma suscitar em nossa sociedade ainda muito conservadora”.

Por Maria Euzilene Nogueira, Leninha, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e Secretária-Adjunta de Políticas para a Mulher da Força Sindical