Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Um verdadeiro descaso com o dinheiro dos trabalhadores

Por José Luiz Ribeiro

A notícia de que o dinheiro do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não vem sendo corrigido conforme os índices corretos colocam-nos a pensar sobre tamanho abusurdo, mas também como a classe operária brasileira é considerada dentro do contexto geral de Nação.

É absurda a informação de que o Governo, desde 1999, vem manipulando os dados econômicos e, desta forma, não aplicar corretamente o que é devido sobre os valores do FGTS dos trabalhadores.

Só para se ter a dimensão do rombo provocado pela manipulação do Governo no dinheiro do trabalhador, no ano 2000 a inflação foi de 5,27%, e o governo aplicou 2,09% nas contas; em 2005 a inflação foi de 5,05%, e aplicaram 2,83% nas contas; em 2009 a inflação foi de 4,11%, e as contas receberam só 0,7%.

Como se não bastassem esses dados que, em realidade, representam uma vergonha sobre uma nação, em setembro de 2012, chegaram ao limite do absurdo e da cara de pau, zerando os índices de correção.

Ao ler estas linhas, você, Trabalhador, que dá duro todos os dias, que luta por um futuro melhor, pode não estar acreditando nesta situação, que beira a ficção, porém, infelizmente, é real.

Com a ação de correção, os companheiros com dinheiro no FGTS desde 1999 poderão ter seus valores corrigidos em até 88,3%.

Diante desse absurdo, desse descaso com os Trabalhadores brasileiros, o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, juntamente com a Central Força Sindical, entrou com ação na Justiça Federal para reaver essas perdas.

Então, se a partir de 1999 você tem dinheiro no FGTS, procure o Departamento Jurídico do nosso Sindicato, à rua Prudente de Morais, 914, Centro, de segunda a sexta, das 9 às 19 horas, para ver quanto você terá a receber com a correção.

Para agilizar o processo, confira na capa de nosso jornal, quais são os documentos necessários para participar dessa ação coletiva.

Importante ressaltar que essa ação não se restringe aos metalúrgicos. Todo trabalhador, todo cidadão brasileiro, que a partir de 99 teve parte de seu dinheiro recolhido para o FGTS, tem direito à correção.

O mesmo vale para quem já se aposentou, mas que teve seu dinheiro recolhido no FGTS entre 1999 até 2013.

Faça parte desta ação, não vamos permitir que seja cometido esse abuso com o dinheiro dos trabalhadores.

Vamos lutar até o fim para reaver essas perdas dos dinheiros dos trabalhadores, dessa gente que luta diariamente por um futuro melhor, por um Brasil com dignidade para todos.

José Luiz Ribeiro é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador em Piracicaba