Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

UAW e CNTM retomam debates sobre saúde do trabalhador

O tema foi debatido nesta quinta, 29 de abril, em videoconferência com as presenças de Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes/SP, e de Thiago Cândido, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO.

Pelo UAW, Sindicato dos Metalúrgicos Norte-Americanos, participaram o representante brasileiro Rafael Messias e Darius Sivin, cientista de saúde ocupacional e especialista em políticas com foco em riscos químicos, poluição do ar interno e externo, ergonomia, nanotecnologia e doenças infecciosas.

Darius Sivin disse que, diante dos ataques aos direitos trabalhistas e ao sindicatos no Brasil, o tema saúde do trabalhador pode ampliar muito a mobilização dos trabalhadores e o UAW se coloca à disposição no que for necessário para colaborar com informações e conquistas nesta área.

Miguel Torres concorda com este posicionamento, lembrando que durante o regime militar no País (1964-1985) o movimento sindical brasileiro fez exatamente isto: a mobilização através do tema saúde do trabalhador. Destacou também que temos importantes ações e conquistas: as Cipas, os Encontros de Cipeiros, as Sipats, as Normas Regulamentadoras e as Secretárias de Saúde do Trabalhador nas entidades sindicais, entre outras.

“Há, porém, um patronato que só visa o lucro e tenta destruir estas conquistas que são fundamentais para a vida, a saúde e a segurança dos trabalhadores nos locais de trabalho. O atual governo brasileiro logo de início fechou o Ministério do Trabalho, enfraquecendo muito a fiscalização das condições de trabalho no País, e nestes três anos de mandato nunca conversou com o movimento sindical brasileiro”, afirmou Miguel Torres, parabenizando o presidente Joe Biden pela iniciativa de dialogar com o sindicatos norte-americanos e valorizar a sindicalização de trabalhadores como instrumento fundamental para o crescimento econômico e social dos Estados Unidos.

Thiago Cândido diz que outros sindicatos de metalúrgicos da CNTM e da Força Sindical participarão dos próximos encontros com a UAW sobre o tema Saúde do Trabalhador, enriquecendo ainda mais o intercâmbio de informações e ações contra os acidentes e as doenças do trabalho.