Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Trailer odontológico Sorriso Cidadão celebra 5 anos com 50 mil atendimentos

Por Érica Veríssimo
Assessoria de Imprensa

O Trailer Odontológico Sorriso Cidadão celebra a marca de 50 mil atendimentos realizados em 5 anos de existência. O projeto, idealizado pelo secretário municipal do Trabalho e Renda e vice-presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, José Luiz Ribeiro, é fomentado em parceria com a Hyundai Motor Brasil e outras empresas sul-coreanas instaladas no parque automotivo, e a prefeitura municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

Criado para atender as escolas municipais de Piracicaba, em época de férias escolares, a iniciativa atende também a comunidade e instituições.

Em 2018, foram realizados mais de 11 mil atendimentos, contemplando 19 escolas municipais, 5 escolas estaduais, 3 instituições filantrópicas, 9 comunidades regionais e 11 eventos de ação social.

Para José Luiz Ribeiro, secretário municipal do Trabalho e Renda e vice-presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “o Sorriso Cidadão já virou referência em Piracicaba, no estado de São Paulo e no Brasil. Vamos continuar unidos, levando a solidariedade a aqueles que mais precisam, que são as crianças da comunidade”, disse.

Para que o atendimento na escola seja feito, é preciso que a secretaria municipal de educação indique a instituição de ensino. Então a equipe apresenta o projeto e colhe autorização da diretora para a realização dos atendimentos. Logo após, é verificado se o local é adequado e seguro para a instalação do trailer. Em seguida, os pais dos alunos, recebem um material explicativo juntamente com uma autorização individual para cada criança, preenchendo um questionário e assinando a liberação da realização dos procedimentos em seus filhos. Quando o tratamento dentário chega ao fim, todas as crianças recebem um certificado.

O Trailer Odontológico Sorriso Cidadão é equipado com um moderno consultório odontológico em seu interior, contando com compressor próprio, raio x, autoclave, fotopolimerizador, dentre outros.

Durante o projeto são realizados diversos tipos de tratamentos odontológicos como orientações de higiene oral, técnicas preventivas, restaurações, raspagem de tártaro, profilaxias, endodontias e pequenas cirurgias.

Os profissionais que atuam nesta ação são extremamente experientes e capacitados, e buscam quebrar o paradigma do medo do dentista, ao realizar os atendimentos de forma lúdica. Pacientes portadores de necessidades especiais, recebem um tratamento adequado no Trailer Odontológico Sorriso Cidadão.

Segundo Wagner da Silveira, Juca, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “é um projeto de ação social, que tem feito a diferença. Completamos cinco anos de existência com um trabalho muito forte realizado por toda uma equipe”, destacou.

“Para a Hyundai e para os fornecedores do parque automotivo, fazer parte de um projeto como esse desde o seu início, em 2014, e poder beneficiar mais de 50 mil atendimentos é saber que nós, empresas, estamos fazendo o melhor para o País, proporcionando saúde, qualidade de vida e, sobretudo, um futuro melhor para a população”, diz Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

De acordo com Angela Jorge Corrêa, secretaria municipal de educação, “é um projeto que contribui muito para a educação do município, e a cidade de Piracicaba é privilegiada em  ter o Trailer Odontológico Sorriso Cidadão”, disse.