Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Catalão/GO

Trabalhadores param Dimic para reivindicar melhorias

Na manhã desta quinta-feira, 16 de agosto, os trabalhadores da John Deere se uniram em um ato pacífico e organizado para reivindicar melhores condições de trabalho e salários. Após a assembleia geral realizada pelo sindicato, os trabalhadores seguiram em caminhada até a empresa.

Os trabalhadores se concentraram próximo à entrada do Dimic (Distrito Minero Industrial de Catalão) às 5 horas. A mobilização foi organizada pelo Simecat (Sindicato dos Metalúrgicos), mas só foi possível devido à participação do trabalhador. “O trabalhador tem que ter consciência de que estamos trabalhando para conquistar melhorias para cada um deles. Fomos eleitos para isso”, afirma o presidente do Simecat, Carlos Albino de Rezende Junior. 

A John Deere está em campanha salarial desde o dia 02 de abril, mas até o momento o Simecat e a empresa não chegaram em um acordo. Segundo o presidente, a campanha deve continuar até que a empresa melhore a proposta.

Com o lema “O Bicho Vai Pegar”, a campanha salarial da John Deere reivindica reajuste salarial, 40 horas semanais, fim do banco de horas, valorização do piso salarial, aumento do vale alimentação e licença maternidade de 180 dias.  

Centenas de trabalhadores participaram da manifestação e consideraram importante. “Essa manifestação foi muito boa, pois faz uma pressão na empresa”, diz o associado José Antônio dos Santos.

Os trabalhadores paralisaram as atividades por quase 3 horas e só começaram a trabalhar às 8h30. A ideia é mostrar para a empresa que os trabalhadores estão unidos e querem um bom reajuste salarial. “É na união e na mobilização que vamos conquistar as melhorias. Mais um passo foi dado e queremos alcançar o melhor acordo salarial da história da John Deere”, ressalta o presidente.

Por Juliana Barbosa
Ascom Simecat