Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Catalão/GO

Trabalhadores da Mitsubishi aprovam acordo que garante reajuste salarial

Durante assembleia com o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão-GO (SIMECAT), nesta quinta-feira, 22 de novembro de 2018, os trabalhadores da Mitsubishi encerraram a Campanha Salarial 2018/2019 com a aprovação de proposta.

O acordo coletivo de trabalho garante aos metalúrgicos da montadora reajuste salarial de 4% (reposição da inflação dos últimos 12 meses); abono de R$ 2.600,00; aumento de 4% no vale-alimentação; vale-alimentação dobrado de Natal; implementação do mérito; 60 dias de estabilidade no emprego e reintegração de alguns trabalhadores.

Na quarta, 21, a empresa desligou aproximadamente 25 trabalhadores na tentativa de intimidar a luta dos metalúrgicos. Deste total, o SIMECAT conseguiu a reintegração de todos os PPDs (Pessoas Portadoras de Deficiência), de um funcionário com mais de 50 anos de idade e também de um trabalhador que tem uma criança com problema grave de saúde. A montadora já falava em demissão desde o início das negociações, sendo, inclusive, um número muito maior do que o efetivado. Por isso, foi exigido um período de estabilidade para os atuais funcionários.

Para o presidente do Sindicato, Carlos Albino, o acordo é satisfatório se comparado com outras montadoras do País e com o cenário econômico em geral. “Nós temos consciência até onde podemos avançar. Ano passado, por exemplo, ficamos oito dias em greve e recebemos um abono menor do que agora. Dessa vez, fizemos apenas algumas paralisações”, explica. Segundo ele, alguns sindicatos não estão conseguindo fechar nem mesmo a inflação do período para repor as perdas.

O pagamento do abono será feito no dia 30 de novembro, injetando assim mais de 5 milhões de reais na economia de Catalão e região. A Campanha Salarial da Mitsubishi foi lançada em 27 de setembro e a data-base é 1° de novembro.

Por Juliana Barbosa – Assessoria SIMECAT