Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Trabalhadoras nas ruas por direitos e contra a violência

Assessoria de imprensa da Força Sindical

Intensificar a luta pela revogação das MPs que retiram conquistas históricas da classe trabalhadora

Trabalhadoras das mais diversas categorias filiadas à Força Sindical participaram, no último dia 30, da passeata organizada pela Secretaria Nacional da Mulher da Central para fechar as comemorações do Março Mulher. Sindicatos e Federações realizaram manifestações ao longo do mês para homenagear as mulheres pelo seu Dia Internacional (8 de março). “Temos muitos desafios pela frente e escolhemos manter o foco em alguns temas para que nossas reivindicações sejam atendidas”, explica Maria Auxiliadora dos Santos, secretária da Mulher da Central.

As mulheres saíram em passeata da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na rua Galvão Bueno, Liberdade, e foram até o Pátio do Colégio. Os temas definidos  para este ano foram: pelo fim da violência contra a mulher; contra o assédio moral e sexual; pela igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho; pela revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, que limitam o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, ao seguro-defeso e às pensões.

As secretárias da Mulher de vários Estados comentaram os temas deste ano. Maria Nelcy (MG) declara que “os homens têm de se atualizar para conviver com a mulher, que hoje tem muito mais consciência de seus direitos”. Esta bandeira também foi citada por Maria do Amparo (BA),  Francisdalva de Sousa Lima (PI) e Terezinha Maria do Rosário (DF). Para Terezinha, “a retirada de direito no caso da pensão por morte é uma agressão às mulheres”. Segundo Elvira Graebin (RS), “temos de lutar pela revogação das Medidas Provisórias porque não dá para perder  direitos conquistados. Mas temos, também, de lutar contra a violência”.