Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Empresas

TPV fecha fábrica em SP e demite 320 pessoas

Valor Econômico

A taiwanesa TPV, que produz TVs e monitores com as marcas AOC e Philips, decidiu fechar sua fábrica na cidade de Jundiaí (SP). Com a medida, 320 funcionários da linha de produção de monitores e painéis digitais serão demitidos. Dos 210 restantes, 120 permanecerão na região, no centro de reparo e distribuição da companhia e 90 serão transferidos para seu escritório central, em São Paulo.

A produção de Jundiaí será transferida para outra fábrica da TPV, em Manaus, onde são feitas as TVs das marcas AOC e Philips. A migração começará em abril e terminará em julho. Em comunicado a TPV informou que a decisão foi tomada por motivos estratégicos e que a centralização das operações “trará eficiência e sinergia, incrementando a competitividade”. Em Manaus, a empresa emprega 800 pessoas e espera contratar mais 250 para suportar a demanda.

Monitores são usados em PCs de mesa, os desktops, mercado que vem encolhendo globalmente nos últimos anos. A expectativa é que as vendas caiam ainda mais em 2016 com o fim do incentivo fiscal às vendas no varejo. A Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônico (Abinee) estima que quatro mil pessoas serão demitidas no setor por conta da mudança. Na segunda-feira, o Valor noticiou que a Foxconn demitirá 480 pessoas em sua fábrica em Indaiatuba por conta da queda na demanda.