Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

SMC inaugura nova sede à altura da categoria metalúrgica da Grande Curitiba

Um Sindicato serve essencialmente para defender sua categoria representada. Mas um grande Sindicato vai além disso. Serve sua categoria e ao seu país. Essa é a história dos metalúrgicos da Grande Curitiba. Hoje ela é marcada com a inauguração do edifício Francisco Gorges, a nova sede social do SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba), situada na Avenida Getúlio Vargas, 3692, no bairro Água Verde em Curitiba.

A cerimônia de inauguração realizada na noite desta quarta-feira, 20 de dezembro, contou com a presença de lideranças sindicais e politicas e registra mais um avanço histórico para a categoria metalúrgica da Grande Curitiba. A nova sede faz parte de um planejamento de restruturação do Sindicato já iniciado há alguns anos com a inauguração das subsedes de Araucária e São José dos Pinhais.

A nova sede social do SMC simboliza a força da organização dos trabalhadores e se coloca como um chamado à reflexão direcionado a todo o movimento sindical brasileiro, para que assuma o espaço que lhe cabe, à altura de sua grandeza e aos desafios postos, e em conformidade aos anseios dos trabalhadores por nós representados.

“Ela é um sonho dos antigos metalúrgicos que lá atrás imaginavam o nosso Sindicato um grande Sindicato. Essa diretoria Força Total começou uma caminhada lá em 87, só com a sede da Lemenha Lins, mas desde lá entregou uma grande sede em Araucária, outra em São José dos Pinhais e uma em Pinhais. Deixamos hoje uma estrutura ainda maior para as novas gerações que poderá ser usada de forma objetiva, para que a gente possa dar uma condição de vida mais digna aos trabalhadores, coisa que não está no pensamento dos atuais governos”, destaca Sérgio Butka, presidente do SMC.

O presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, vice-presidente da Força Sindical, prestigiou a cerimônia de inauguração: “Parabenizo os metalúrgicos da Grande Curitiba por esta nova e magnífica casa de lutas, a diretoria do Sindicato e o grande amigo e companheiro Sérgio Butka. A luta faz a lei e o SMC faz parte desta luta de avanços do movimento sindical brasileiro e de resistência em defesa dos interesses da categoria metalúrgica e dos direitos de toda a classe trabalhadora”.

Francisco Gorges

O metalúrgico das Industrias Langer, o Chico, como era conhecido, ingressou no Sindicato em 1963 e desde esta época participou ativamente das lutas em prol da categoria metalúrgica da Grande Curitiba. Um dos grandes episódios desta trajetória foi em março de 1988, quando o Sindicato participou de um momento histórico para o Brasil. Os metalúrgicos fizeram diversas caravanas à Brasília para participar da assembléia constituinte. Nossa categoria defendeu os direitos dos trabalhadores na elaboração das leis que hoje regem o país.

Diamiro Cordeiro da Fonseca

Dos 78 anos de vida, mais de cinco décadas dedicadas ao Sindicato e à melhoria das condições de vida dos metalúrgicos da Grande Curitiba. Essa é uma das marcas da bela trajetória de luta do nosso diretor,  Diamiro Cordeiro da Fonseca. Se associou ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba em 1964, “trazido pelo braço na marra pelo Chico (antigo diretor e ex-presidente)”, como gostava de contar rindo. Como tesoureiro, a formação da estrutura física do Sindicato também passou por suas mãos. Neste tempo todo foram adquiridos a sede atual do SMC e os terrenos para a Colônia de Férias em Matinhos e o Clube de Campo, em São José dos Pinhais. Como diretor do Sindicato, também trabalhou nas subsedes de Pinhais e São José dos Pinhais.