Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Sitramonti-Ce

SITRAMONTI-CE: DIA ESTADUAL DA CATEGORIA É DIA DE CELEBRAR VITÓRIAS

Trabalhadores de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Ceará celebram dia 30 de novembro com a garantia de conquistas resultantes de muita luta

30 de novembro é o Dia Estadual do Trabalhador e da Trabalhadora de Montagem e Manutenção Industrial do Estado do Ceará. A data (Lei 16.151/16) é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Montagens Industriais em Geral no Estado do Ceará (Sitramonti-Ce) em parceria com o Deputado Estadual, Renato Roseno (PSOL).

Este é o primeiro ano que o dia da categoria é celebrado após a aprovação da Reforma Trabalhista. Segundo Evandro Pinheiro, presidente do Sitramonti-Ce, foi um desafio para a entidade fechar os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT’s) sobre a pressão da nova lei que retira direitos da classe trabalhadora, e foi preciso realizar inúmeras assembleias nos canteiros de montagem e manutenção.

Ao todo, a categoria realizou três processos de greve, uma delas ainda em curso, a dos trabalhadores das linhas de transmissão em Banabuiú.

Em Quixeré, a luta dos trabalhadores de placas solares ganhou repercussão nacional.

Mesmo neste cenário, a categoria pode celebrar a conquista de ganho real, reajuste da cesta-básica e a manutenção da antiga CLT nos ACT’s.

A entidade também se destacou ao colocar nos Acordos a cláusula 56° de repúdio aos ataques sofridos pela classe trabalhadora. Um dos trechos do documento afirma: “Historicamente nunca se viu no Brasil o que está acontecendo atualmente: um verdadeiro retrocesso às árduas conquistas da classe trabalhadora que remontam a décadas de lutas. Até mesmo as pessoas que governaram no regime de exceção, iniciado em 1964 e que terminou com a redemocratização do Brasil, não tiveram a ousadia de retirar direitos fundamentais da classe trabalhadora. Esse governo que se diz democrático embora saibamos que não tem nenhuma legitimidade está sendo muito mais tiranos dos que outros que tempos obscuros da história administraram o nosso país.”

Além da luta por mais direitos, o Sitramonti-Ce também esteve atuante no combate ao desemprego, e defende através de Projeto de Lei a contratação de mão de obra local. Conquistando sua aplicação, nos municípios de Barbalha e Limoeiro.

“Solidariedade, luta e garra, são estas as marcas do trabalhador da montagem e manutenção, estamos juntos, e tenho orgulho de afirmar que o trabalhador de nossa categoria merece todo reconhecimento nesta importante data”, declarou o presidente da entidade.

ENVIE SEUS COMENTÁRIOS