Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Sindicatos esperam recuperação dos empregos


ANNE WARTH, RODRIGO PETRY E PAULO JUSTUS

Os sindicalistas esperam que a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para máquinas de lavar automáticas, tanquinho e fogão recupere os empregos perdidos na indústria do setor desde o início da crise.

Segundo o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, a indústria do setor perdeu 1.827 empregos de outubro a fevereiro, chegando a 34.308 trabalhadores no País. A expectativa é que eles sejam recontratados com aumento das vendas.

Pelos cálculos do sindicalista, haveria atualmente 300 mil trabalhadores na cadeia industrial e 300 mil no varejo do setor. Para cada emprego direto na indústria, outros nove seriam gerados na cadeia. “São 600 mil trabalhadores envolvidos nesse compromisso e o número pode aumentar”, disse.

Paulinho manteve a expectativa positiva mesmo após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitir que não teria como formalizar o compromisso para a manutenção dos empregos da indústria, porque as isenções tributárias não atendem a todos os produtos fabricados nas empresas.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, reivindicou a inclusão do freezer e do micro-ondas no pacote de benefícios. “Essas medidas ajudariam ainda mais esse setor bastante pulverizado.” Segundo sindicalistas, Mantega se opôs ao incentivo ao micro-ondas, porque o eletrodoméstico é fabricado no exterior e apenas montado no Brasil.