Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Suzano/SP

Sindicato negocia e fecha abono de 50% para os funcionários da Komatsu

Após uma longa negociação entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano e a Komatsu, que começou do zero, os trabalhadores receberão 50% do seu salário como abono especial no próximo dia 20 de março. O presidente Pedro Benites comandou a negociação e explicou que este índice de 50% será para os funcionários que têm mais de um ano de empresa. Para os demais, o abono será proporcional aos meses trabalhados. Além do abono, os trabalhadores receberam a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) no mês de janeiro.

“Foi um bom resultado e estamos informando os trabalhadores da Komatsu sobre o abono nesta segunda e terça-feira (11 e 12 de março), panfletando na porta da fábrica”, disse Benites. O presidente lembra que o diálogo é uma ferramenta utilizada sempre pelo Sindicato quando o objetivo é buscar conquistas para os trabalhadores. “Nós procuramos manter as negociações, dialogando e apresentando as nossas reivindicações com o objetivo de atingir bons resultados para os funcionários”, explica.

Além do abono especial de 50%, outros pontos levantados pelos trabahadores seguem em debate com a empresa. Um deles é o horário do jantar. Os trabalhadores que entram no período da tarde na Komatsu querem uma alteração no horário do jantar. Atualmente este horário é definido das 18 às 19 horas pela empresa, mas os funcionários alegam que existe a possibilidade de um horário anterior às 18 horas. O Sindicato está conversando com a Komatsu e tentará encontrar uma solução negociada para este caso.

Outra reivindicação dos trabalhadores é a inclusão de ônibus no período noturno, para facilitar o transporte dos funcionários, tanto na ida como na volta da empresa para o seu domicílio. O Sindicato também está acompanhando este pedido e dialogando com a Komatsu sobre o assunto, buscando uma solução que garanta comodidade e segurança aos funcionários.

A questão da saúde também está sendo acompanhada pelo Sindicato. O Plano Notredame Intermédica, que substituiu o Plano da Samed, também vem sendo assunto de negociação com a empresa. A Komatsu informou que a ampliação da cobertura regional da Notredame Intermédica passou a vigorar desde o dia 1º de março de 2019, como resultado da reivindicação do Sindicato. Atualmente, a empresa está com o Plano Smart 400, que possui atendimento superior ao plano anterior da Samed.

Outro ponto debatido com a empresa são as diferenças registradas nos cartões de ponto dos funcionários. Essa questão deve ser ajustada, para que os trabalhadores tenham seus holerites com o registro exato do que foi trabalhado na empresa. “Esses são alguns dos pontos que estão em negociação e são acompanhados pelo Sindicato. Assim que houver novidades os trabalhadores serão informados”, completou o presidente Pedro Benites.