Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Mococa/SP

Sindicato exige providências em relação a acidente fatal na Mocdrol

No último dia 12 de maio, infelizmente, perdemos o companheiro Ricardo Sancheta Ferreira, o Grilo, aos 35 anos, vítima de um acidente fatal na Mocdrol, metalúrgica de Mococa. Toda a categoria metalúrgica, os trabalhadores da Mocdrol e a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região estão muito tristes, em luto e solidários aos familiares e amigos do companheiro Grilo.

Nós, do Sindicato, no dia do acidente, fomos ao Pronto Socorro, fizemos boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e nos encontramos com a família para prestar solidariedade e passar informações.

Solicitamos providências ao Ministro do Trabalho e Emprego, através da Superintendência Regional do Trabalho de Ribeirão Preto (setor de Perícia e Fiscalização em Medicina do Trabalho), estamos aguardando os resultados da perícia da Polícia Civil, notificamos o Ministério Público do Trabalho, pedimos documentos para a Mocdrol e também uma reunião com a administração da empresa para saber quais as ações já foram tomadas para que acidentes deste tipo não ocorram mais.

Sobre o fato ocorrido, o presidente do Sindicato e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP, Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico do Sindicato, falou pessoalmente ao Ministro do Trabalho e Emprego do governo Lula, Luiz Marinho, no dia 13 de maio, e pediu apoio para agilizar a perícia técnica da Superintendência Regional do Trabalho de Ribeirão Preto.

O fato é que acidentes de trabalho têm 2 vertentes: ato inseguro de responsabilidade do trabalhador e condições inseguras nos ambientes de trabalho e máquinas de responsabilidade do empregador.

Também estamos aguardando ata da CIPA e deliberações do Serviço Técnico do Setor de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa, composto por Engenheiros e Técnicos do Trabalho, pois este é o segundo acidente fatal de trabalho ocorrido no período de um ano.

“Estas são as providências que estão sendo tomadas junto às autoridades, perícias e fiscalizações para que possamos tomar imediatamente depois as atitudes que se fizerem necessárias. Aos familiares e amigos do companheiro Grilo novamente prestamos nossos sentimentos!”, diz Chico do Sindicato.

Chico do Sindicato com o Ministro Luiz Marinho