Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Sindicato e Zico 10 estendem parceria para crianças da Associação Eremim

Eduardo Metroviche


As crianças da Associação Eremim passam, a partir desta quinta-feira, 7, a participar da Escolinha Zico 10, que, mais que aulas de futebol, ensina as crianças a terem os compromissos de cidadãos. Zico esteve com as crianças, no Metalclube, na manhã desta quinta-feira para selar este compromisso.

Há uma extensão, agora, do método que, antes, era oferecido somente aos sócios do Metalclube, e, agora, passa a abranger as crianças da Associação Eremim, que oferece complementação educacional a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, moradoras do Jardim Rochdalle, em Osasco (SP).

Ao todo, o Eremim atende 250 crianças, cem delas irão participar das aulas da Zico 10, devido a faixa etária e interesse em praticar o esporte.

Zico acredita que essa participação motiva as crianças em outras áreas. “A criançada, através daquele desejo de jogar futebol, sabe da importância de uma frequência na escola. Então, é isso que a gente tem procurado colaborar”, afirma.

A Associação Eremim e a Zico 10 compartilham o compromisso com a transformação social. “Não é apenas uma parceria de uma escolinha, mas de transmitir valores através do Esporte, que possam formar cidadãos, que o Zico leva de forma muito contundente por meio de seu projeto, e, nós, com o Eremim”, explica o presidente da Associação Eremim e do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno.

Associação Eremim – Criado em 1999, o Eremim é fruto do compromisso político e social do Sindicato. De modo geral, as atividades que crianças e adolescentes participam no Eremim envolvem arte, cultura, recreação e lazer. Para os jovens, ainda tem uma formação para o trabalho. Tudo isso, pautado pela metodologia e concepção da Educação de Paulo Freire.

Atuação que cada vez mais é reconhecida. Em 2013, a Associação foi uma das vencedoras da etapa nacional do prêmio Itaú-Unicef. O reconhecimento veio após sucessivos anos em que a entidade conquistou etapas regionais e menções honrosas.

Além destas premiações, a Associação recebeu o apoio do Criança Esperança e o reconhecimento do Banco Mundial.

Por Cristiane Alves e Auris Sousa
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Acesse www.sindmetal.org.br