Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Sindicato e ex-trabalhadores da Dedini iniciam arrecadação de alimentos


O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba juntamente com os ex-trabalhadores do Grupo Dedini iniciou hoje (11/07), durante a assembleia realizada na empresa, a Campanha de arrecadação de alimentos para os ex-trabalhadores que não receberam suas verbas rescisórias. Vários folhetos da campanha foram distribuídos.

A diretoria do Sindicato irá coletar os alimentos em diversos pontos da cidade como: empresas metalúrgicas; em frente à Prefeitura Municipal; Câmara dos Vereadores; Fórum de Piracicaba; Condomínio Portal do Engenho (Rua Dom João Bosco, 139); Rua Narcisa Chessine Ometto (Água Seca); Rua João Sampaio, 555 (São Dimas); Rua Gomes Carneiro, 449; Rua dos Maçons, 251; Av, João Flavio Ferro (Santa Rita). Os alimentos também poderão ser doados na sede do Sindicato (Rua Prudente de Moraes, 914) e no Clube recreativo (Av. Dois Córregos, 3110).

Para João Carlos Ribeiro, Jipe, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, “devido as necessidades que os trabalhadores e suas famílias estão passando, estamos iniciando esta campanha, com o intuito de amenizar os problemas destes trabalhadores. Pedimos para as pessoas que possam ajudar, a doar os alimentos, pois infelizmente o Grupo Dedini não cumpre com suas obrigações”, comentou.
Durante a assembleia, o Sindicato também esclareceu aos trabalhadores o motivo que levou a empresa a cancelar as férias. A Dedini teve esta atitude após o Sindicato dos Metalúrgicos através do departamento jurídico da entidade, ter feito uma denúncia há três anos no Ministério Público do Trabalho, em Campinas, de que havia trabalhador que saia de férias, e não recebia o pagamento, ou recebia em atraso, cerca de oito meses a um ano após as férias.

A decisão do Ministério Público do Trabalho foi favorável, e agora caso a Dedini não realize o pagamento das férias do trabalhador 48 horas antes, mais 1/3 do salário, como está na lei, à empresa será multada em R$1000,00 por trabalhador.
Os acionistas do Grupo Dedini, têm muitas propriedades, como sítios, terrenos, empresas. Uma casa de praia no valor de R$ 23 milhões, já está com a juíza da 1ª vara do Trabalho Valéria Cândido Peres. A juíza já decretou a venda e solicitou que seja revertida para o pagamento dos trabalhadores.
Para Manoel Ferreira Cardoso, ex-trabalhador da empresa, “a situação esta cada dia mais critica, e essa arrecadação de alimentos nos ajudará muito. Esperamos que a Dedini resolva o problema de cada trabalhador”, destacou.

Assembleia
O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba convoca todos os ex-trabalhadores do Grupo Dedini, que ainda não receberam suas verbas rescisórias, a comparecer dia 12 de julho, terça-feira, às 9 horas, na Justiça Federal (Av. Mario Dedini, 234 – Vila Rezende) para realização de Assembleia. Os assuntos relacionados à decisão do Superior Tribunal de Justiça sobre a venda do terreno do Shopping Piracicaba, como também a assembleia de recuperação judicial serão tratados.