Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba recebe presidente da Hyundai no Brasil

O encontro insere-se dentro da política desenvolvida pelo Sindicato, que compreende de forma dinâmica e moderna as relações entre Capital e Trabalho, sem que haja prejuízos para a classe trabalhadora.

Para José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato, “o mundo globalizou-se, transformaram-se também as relações laborais e, com isso, o Sindicalismo também vem estabelecendo novas formas de atuação, mais contextualizados com a nova ordem mundial, o que vem gerando grandes ganhos para a categoria a exempla a última PLR aos companheiros da Hyundai, que chegou a quase 10 mil reais”, destacou.

Durante o encontro, o presidente do Sindicato José Luiz Ribeiro apresentou a estrutura sindical aos representantes da Hyundai. Falou sobre a política do Sindicato de Piracicaba que, desde 1994, está alicerçada num modelo de sindicalismo-cidadão, compreendendo o trabalhador não só em seu universo dentro da fábrica, mas, sobretudo, como cidadão, que paga imposto, que necessita de acesso à saúde, educação, transporte, dentre outros itens que formam sua vida e de seus familiares.

Depois de conhecer toda estrutura da entidade, William Lee, presidente da Hyundai no Brasil, impressionado, comentou sobre o amplo trabalho social desenvolvido pelo Sindicato, a exemplo dos atendimentos odontológicos, com estrutura de 10 consultórios, que atendem cerca de 60 mil pessoas durante o ano. “Muito bom ver uma entidade forte, que representa e ampara os trabalhadores, com responsabilidade social”, declarou Lee.

Há um ano no Brasil, Lee falou comentou sobre as dimensões gigantescas do Brasil, que é 86 vezes maior que a Coreia do Sul. Destacou não só a área, mas a capacidade de crescimento, considerando o potencial em recursos humanos e naturais. “O grupo Hyundai confia muito no crescimento do Brasil”, afirmou.

Investimentos – O Brasil é uma das seis plantas da Hyundai fora da Coreia do Sul, que também está instalada na Rússia, Estados Unidos, República Tcheca, Turquia. A montadora sul-coreada vende carros em mais de 200 países.

Lee comentou que existem estudos para a ampliação dos investimentos na unidade da Hyundai em Piracicaba. “Se as vendas de nossos produtos continuarem nessa progressão e o país não sofrer grandes transformações no plano econômico, há uma perspectiva real para que também se produzam os motores e câmbios do HB20 em Piracicaba”, destacou.

Atualmente a unidade da Hyundai em Piracicaba está no limite da produção, com cerca de 160 mil unidades ao ano. Para o presidente do Sindicato, José Luiz Ribeiro, “seria um grande avanço para nossa cidade”, destacou.

Qualificação profissional – Há 50 anos a Coreia do Sul era um país menos desenvolvido e com mais problemas que o Brasil. A grande virada econômica e social veio com fortes investimentos na Educação, que foi reestruturada dos ensinos primários aos técnicos.

“O gargalo do Brasil está muito centrado na falta de mão de obra qualificada. Precisamos de uma verdadeira revolução educacional para formar novas gerações de trabalhadores. O Brasil atualmente é uma mescla entre o arcaico e o moderno que se verticaliza com as novas tecnologias”, destacou José Luiz Ribeiro, relembrando a conversa que teve há dias com Manoel Dias, Ministro do Trabalho e Emprego no Brasil.

Estrutura – O encontro terminou em visita ao Clube Recreativo do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba Lee novamente se impressionou diante da estrutura do Clube, que proporciona lazer e a prática de esportes à família metalúrgica.