Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Sindicato defende os direitos de 147 metalúrgicos demitidos na Dedini

Mateus Medeiros

Mais 147 trabalhadores foram demitidos na sexta-feira (21/02) na Dedini. Com essa nova demissão coletiva, o número de desligamentos da empresa ultrapassa a marca de 700 nos últimos anos.

É mais um capítulo triste na Dedini, empresa que é praticamente um símbolo da metalurgia em Piracicaba.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba vem buscando soluções, respeitando a posição dos trabalhadores demitidos, para assegurar o recebimento das verbas rescisórias e outros benefícios.

Nesse sentido, o Sindicato realizou assembleia na quinta-feira (6/3), às 10 horas, no Clube Recreativo dos Metalúrgicos (Avenida Dois Córregos, 3.110) com os 147 demitidos da Dedini

Representantes da Dedini apresentaram uma proposta para o parcelamento do pagamentos das verbas rescisórias, assim como a regularização do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) referente a 2013.

Outro ponto em discussão foi a situação do plano de saúde dos demitidos. Conforme a legislação, o trabalhador demitido deixa de integrar o plano de saúde coletivo, vinculado à empresa.

O que o Sindicato negocia é que, caso seja aceito o parcelamento das dívidas entre trabalhadores e Dedini, o plano de saúde seja mantido durante todo o período de quitação.

Correção – Um dos pontos questionados foi sobre a correção dos valores devidos. A proposta de pagamento de empresa prevê o parcelamento das verbas e benefícios sem a correção, no entanto, Sindicato e trabalhadores rejeitaram a proposta.

Para José Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “não é justo que os trabalhadores recebam seus direitos parcelados sem qualquer tipo de correção monetária”, destacou.

PLR 2013 –  A empresa também propôs o pagamento dos valores da PLR 2013, em quatro parcelas, até agosto de 2014. No entanto, os trabalhadores rejeitaram em assembleia, estabelecendo que a PLR deva ser paga em 20 de março, de forma integral.

Novos atos – O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba vai realizar um grande ato (10/3 – segunda-feira), em frente à matriz da Dedini. “Vamos acampar em frente à fábrica até que saiam os pagamentos”, ressaltou o presidente do Sindicato José Luiz Ribeiro.

Já está agendada para (13/03), às 9 horas, no Clube Recreativo da Categoria, nova assembleia entre Sindicato e os trabalhadores demitidos da Dedini para definir os rumos da negociação.

Por Ricardo Flaitt
ASSESSOR DE IMPRENSA