Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Sindicalizar-se para fortalecer a luta!

“Como bem diz o “velho ditado”, a união faz a Força!

Esse provérbio, por si só, explica muito bem o que representa, para o conjunto dos trabalhadores, o fato de ser associado a um Sindicato de classe.

O trabalhador, isolado, não tem força para defender os seus interesses, ou os interesses de sua categoria.

A forma de os trabalhadores se tornarem fortes, e aptos para promover negociações visando o atendimento de suas reivindicações pessoais, coletivas ou de caráter geral, é por meio da sindicalização.

A sindicalização não é imposta por lei. Inexiste legislação específica que obrigue o trabalhador a tornar-se sócio do Sindicato. Mas sindicalizar-se é, acima de tudo, um direito e um exercício de cidadania.

Os Sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores, e sindicalizar-se significa participar, efetivamente, de ações de valorização individual e do todo. Lutar para manter direitos já conquistados e para ampliá-los. Ultrapassar os limites do chão de fábrica e participar das grandes discussões em nível nacional.

Uma categoria forte tem, sempre, a representatividade de um Sindicato verdadeiramente atuante.

Se você ainda não é sindicalizado, procure o seu Sindicato e associe-se! Venha engrossar a nossa luta na busca por melhores condições de trabalho, salários dignos, respeito aos direitos e por um País mais justo e igualitário!”.

Miguel Torres
Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM)
Presidente da central Força Sindical