Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Movimento Sindical

Sindicalistas debatem desenvolvimento e emprego na cidade de São Paulo

Sindicalistas de diversas categorias profissionais, de entidades ligadas a diferentes correntes políticas, se reuniram na manhã desta quinta (19), nos Metalúrgicos da Capital, a fim de debater um conjunto de propostas para a cidade de São Paulo. No centro das preocupações estão a retomada do desenvolvimento e a geração de empregos.

Participaram, entre outras, categorias como metalúrgicos, comerciários, químicos, telefônicos, engenheiros, padeiros, eletricitários, servidores públicos, rodoviários, metroviários e brinquedos. Próximo encontro está marcado para o dia 26, na sede dos Eletricitários-SP, quando deverá ser definido um conjunto de propostas. Os sindicalistas também devem formar um GT – Grupo de Trabalho – para encaminhar as demandas junto à Prefeitura e a Pastas ligados ao trabalho e ao desenvolvimento.

Miguel – A Agência Sindical ouviu Miguel Torres, presidente dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes (filiado à Força Sindical). Ele explica: “Todos os níveis de governo podem adotar ações desenvolvimentistas, gerando emprego e renda. Uma cidade como São Paulo tem peso nacional. Políticas corretas adotadas aqui podem repercutir na Grande São Paulo e em todo o País”. Segundo Miguel, o governo municipal também precisa ampliar as políticas sociais. “Neste momento de recessão, desemprego e exclusão, o Estado precisa estar mais presente”, ele alerta.

Chiquinho – O presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Chiquinho Pereira, disse à Agência Sindical que é preciso reagir e descobrir alternativas. “Boa parte dessas pessoas que passaram a morar nas ruas, é devido ao desemprego. Acho que as entidades sindicais podem qualificar essas pessoas e tentar recolocá-las. O que não podemos é ficar de braços cruzados”, afirma Chiquinho.

Medidas – A cidade de São Paulo já aprovou o passe livre para o desempregado. Os sindicalistas cobram a aplicação imediata desse direito, como também ações de proteção às famílias que estão morando na rua – “a cada dia mais gente, famílias inteiras”, observa Miguel.

Estudo do Dieese – A subseção do Dieese, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, produziu estudo sobre o avanço do desemprego na cidade de São Paulo, que publicaremos quando for disponibilizado.  

Fonte: Agência Sindical