Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Internacional

Sindicalistas brasileiros apoiam greve geral na Europa

Jaélcio Santana

A centrais sindicais brasileiras Força Sindical, CUT, UGT, CGTB, NCST, CTB e CSP-Conlutas, com participação de representantes da federação internacional IndustriAll, realizaram nesta quarta-feira, 14 de novembro, em frente ao Consulado Geral da Espanha, em São Paulo, um ato de solidariedade à greve geral dos trabalhadores e sindicalistas europeus.

“Repudiamos as medidas de austeridade que vêm sendo implementadas pelos governos europeus, em particular os da Espanha, Grécia e Portugal, com o intuito de combater a crise que vivem os países europeus”, disse o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna.

Ele acredita que a solução para os problemas enfrentados pelos trabalhadores europeus e no mundo inteiro passa pela unidade de ação. “Vamos manter nosso apoio à greve geral que acontece na Europa para que todos os trabalhadores tenham assegurados os direitos conquistados ao longo do tempo e seus empregos”.

Miguel Torres, presidente da CNTM, ressaltou o ato de solidariedade e disse que é fundamental a continuidade deste intercâmbio de lutas na defesa dos direitos da classe trabalhadora mundial. “No Brasil, precisamos continuar defendendo medidas que valorizem o setor produtivo nacional e gerem empregos”. 

A TROIKA” (Banco Central Europeu, FMI e União Européia), liderada por Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, e outros governos conservadores, vem pressionando os governos nacionais para o desmonte do estado de bem-estar social como saída à grave crise econômica e pela manutenção da zona do euro.

No 10º Conselho Executivo da CSI (Confederação Sindical Internacional), no Mar Morto, na Jordânia, foi convocada uma Jornada Internacional de Solidariedade aos trabalhadores europeus, uma demonstração de força para evitar que estas medidas se propaguem pelos outros continentes, prejudicando a classe trabalhadora e a sociedade. Participaram da reunião da CSI, Nair Goulart, presidente adjunta da CSI e presidenta da Força Sindical BA, e Luiz Carlos Motta, tesoureiro da Força Sindical.

Clique aqui e confira carta centrais sindicais em apoio a greve geral na Europa

Por Assessorias de Imprensa da Força Sindical e CNTM