Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Simecat homenageia Imprensa de Catalão e Região

No 9 de setembro, o SIMECAT (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO) fez questão de homenagear a Imprensa de Catalão e região com um café da manhã na sede do Sindicato.

Para Carlos Albino, presidente do SIMECAT e diretor da CNTM, nada mais justo do que prestar essa homenagem a todos que, através da informação, contribuem para melhoria de vida dos trabalhadores.

Segundo os historiadores, há 202 anos  começou a circular o primeiro jornal editado no Brasil. Trata-se da Gazeta do Rio de janeiro, que teve seu primeiro exemplar levado a público em 1808. Por conta disso, todo o dia 10 de setembro é lembrado como o Dia da Imprensa. Porém, em 1999 foi criada uma lei que determinava a mudança do dia da imprensa para 1º de junho, devido a outro jornal, o Correio Brasiliense, que foi publicado meses antes no Brasil, em junho de 1808. No entanto, como era editado na Inglaterra, para muitos a fundação da Gazeta marcou o nascimento da imprensa nacional.

Rodrigo Carvelo, o Rodrigão, vice presidente do SIMECAT e presidente da Força Sindical Goiás, é necessária uma maior valorização do profissional da imprensa. “A informação é fator primordial para a construção de uma sociedade mais justa. O trabalhador que atua nos meios de comunicação deve ser melhor valorizado”, disse Rodrigão.

Na oportunidade, o SIMECAT fez a entrega de certificado de agradecimento a todos os veículos presentes e ainda sorteou três viagens para Caldas Novas (GO) com direito a mais 6 acompanhantes cada um. Os meios de Comunicação ganhadores foram: TV Pirapitinga, Portal do Sudeste e Jornal O Diário de Notícias.

Por Assessoria de Imprensa SIMECAT
Saiba mais em www.simecat.org.br