Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Catalão/GO

SIMECAT e DIEESE realizam audiência pública para debater sobre as MPs que mexem nos direitos dos trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realiza nesta quarta-feira (11), às 19h, no miniauditório da Prefeitura Municipal de Catalão, uma audiência pública para tratar sobre a rotatividade do emprego em Goiás e as Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram as regras para concessão de benefícios previdenciários e trabalhistas.

Contrariando o que foi pregado em campanha eleitoral, as MPs 664 e 665 foram publicadas pelo governo federal no dia 30 de dezembro de 2014 e dificultam o acesso ao seguro-desemprego, auxílio-doença, abono salarial, pensão por morte, seguro-defeso e outros direitos. A partir do próximo dia 28, por exemplo, os trabalhadores que recorrerem ao seguro-desemprego já serão enquadrados nas novas regras.

Mobilizações

Para intensificar o debate, o Dieese Seção Goiás realizou na terça-feira, 10, em Goiânia, uma audiência pública para discutir sobre as MPs 664 e 665, onde contou com a participação de sindicalistas, representantes das centrais e economistas.

No mesmo dia, as centrais sindicais estiveram no Congresso Nacional, em Brasília, para pressionar os parlamentares e sensibilizá-los com relação às reivindicações da classe trabalhadora, contra a perda de direitos e contras as MPs 664 e 665.

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Comunicação SIMECAT