Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Catalão/GO

Secretário de Estado visita SIMECAT e recebe demandas da cidade

O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) recebeu na última semana em sua sede a visita do Secretário de Desenvolvimento do Estado de Goiás, Francisco Pontes, e do Superintendente de Indústria e Comércio do Estado, Luiz Medeiros. Demandas locais referentes ao desenvolvimento econômico e infraestrutura foram apresentadas às autoridades. O encontro foi inédito pois reuniu diversos setores da sociedade, como dirigentes sindicais, poder público municipal e representantes de empresas.

A iniciativa de marcar a reunião foi do presidente do SIMECAT, Carlos Albino. Ele ressalta a imensa preocupação que o sindicato tem com a geração de emprego e renda para os trabalhadores. “Centenas de pessoas perderam seus empregos nos últimos anos. A reação das empresas é lenta, por isso vamos continuar cobrando do governo estadual os planos para desenvolvimento e vinda de novas empresas”, explica.

Foi solicitado ainda uma atenção maior à infraestrutura do Distrito Industrial (DIMIC), pois as vias estão tomadas por buracos. O problema das constantes quedas de energia elétrica fornecida pela CELG também foi apontado durante a reunião. Outra reivindicação foi para a melhoria das vias GO-503 e GO-504 que dão acesso às mineradoras, que não contam com acostamento e precisam de roçagem e recapeamento constantemente. Nos locais transitam centenas de ônibus com trabalhadores e caminhões de carga e da forma que estão não oferecem segurança para quem trafega. Até mesmo a questão da ativação do aeroporto de Catalão foi cobrada durante a reunião.

O Secretário de Desenvolvimento e o Superintendente de Indústria e Comércio ouviram atentamente as reivindicações. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento engloba as superintendências executivas de Indústria e Comércio, de Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pecuária, Comércio Exterior e Ciência e Tecnologia. O Secretário enalteceu a iniciativa do presidente do SIMECAT. “Fui convocado para estar em Catalão e vim com muita satisfação. Fizemos uma reunião diferente onde tivemos a participação de prefeitura, empresários, vereadores e sindicatos. A iniciativa do Carlos Albino demonstra a sua responsabilidade com os cidadãos catalanos”, ressalta.

Segundo o Secretário Pontes, ele espera contribuir com boa parte do que foi reivindicado. “Vim representando o Governador justamente para sentir as dificuldades dos empresários e dos trabalhadores e poder contribuir com o nosso trabalho e solucionar os problemas apresentados”, garante. Ele reconhece que as vias do DIMIC estão danificadas e precisam de reparos imediatos. Sobre a energia, ele propôs fazer uma gestão junto à CELG, que atualmente é privada, na tentativa de resolver o problema. Já sobre a instalação de novos empreendimentos ele afirma que o Governo está sempre atento e disposto a atrair novos investimentos.

Ofícios formalizando as reivindicações foram entregues ao Secretário. Participaram da reunião os sindicatos SIMECAT, Metabase, Sindtransporte, SindCom, SMCEG e Metalúrgicos de Anápolis; os Secretários Municipais de Indústria e Comércio, Ricardo Camargo, e de Trabalho e Renda, Everton Alves; os vereadores de Catalão Rodrigão, Silvinha e Pedrinho; o vereador de Ouvidor Jorginho; e representantes de empresas. Logo após, aconteceu uma visita à planta da John Deere, multinacional que fabrica máquinas agrícolas.

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT