Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Reunião regional no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo aprova ir à greve

Foto Jaélcio Santana

Foto Paulo Segura

Miguel Torres

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo realizou na sexta-feira, 11 de outubro, a quarta reunião regional de mobilização da campanha salarial unificada 2013.

O encontro, realizado no auditório do Sindicato, na Liberdade, reuniu cerca de 800 trabalhadores de fábricas das regiões leste e sul da capital.

O presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, disse que o momento é de preparação. “Precisamos estar organizados. Entregamos a pauta no dia 16 de setembro aos grupos patronais, fizemos, até agora, duas rodadas de negociações com cada grupo e ainda não recebemos nenhuma contraproposta. A estratégia dos patrões é desgastar as negociações e vencer pelo cansaço. Por isto, precisamos estar preparados para o enfrentamento”, disse.

Miguel Torres anunciou que no dia 27 de outubro será realizada uma assembleia decisiva e que, se até lá, o patronato não apresentar uma proposta salarial decente, a categoria irá à greve a partir de 1º de novembro. “Para isto, a assembleia tem que ser bastante participativa. Vamos lotar a rua do Sindicato, fazer uma grande assembleia e mostrar a força da categoria”, reforçou.

A campanha é unificada, reúne 53 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, representando cerca de 800 mil trabalhadores, e reivindica aumento real, redução da jornada, valorização dos pisos, fim das terceirizações e trabalho decente.

A próxima reunião regional será no próximo dia 18, na subsede de Mogi das Cruzes, com trabalhadores da região.

www.metalurgicos.org.br