Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Empresas

Representantes da DGB Bildungswerk e da CNTM reúnem-se na sede da Força Sindical

Foto: Jaélcio Santana

Niklass Hofmann, Everaldo dos Santos, Flávia Silva e Roberto Anacleto


Com Carlos Albino (camisa azul)

Aconteceu nesta quinta-feira, 12 de dezembro, na sede da Força Sindical em São Paulo, uma reunião entre representantes da DGB Bildungswerk, da Alemanha, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) para debater parcerias, redes sindicais e solidariedade internacional das entidades em defesa dos interesses coletivos da classe trabalhadora.

Participaram pela DGB Bildungswerk: Niklass Hofmann, diretor do escritório regional para América Latina em São Paulo, e Flávia Silva, coordenadora de projetos. Pela CNTM, representando Miguel Torres, presidente, e Mônica Veloso, vice-presidenta, os companheiros Everaldo dos Santos, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Carlos Albino, diretor da CNTM e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, e Roberto Anacleto, assessor técnico do Dieese/CNTM.   

A DGB Bildungswerk é a escola de formação da central sindical alemã DGB, entidade que conta com 8 sindicatos filiados representando cerca de 6 milhões de trabalhadores filiados. A DGB Bildungswerk oferece cursos para membros de comissão de fábrica e dirigentes sindicais, possui departamentos de saúde do trabalhador, migração, meio ambiente e de cooperação internacional e recebe recursos públicos da Alemanha para desenvolver projetos internos e externos e ações internacionais de solidariedade. “Em um mundo globalizado, a produção é feita tanto em locais com situações precárias para os trabalhadores quanto em ambientes com qualidade. Nossa luta, neste sentido, é combater as desigualdades”, diz Niklass Hofmann.

Everaldo dos Santos falou sobre a Coordenação Estratégica de Redes Sindicais, criada na CNTM, para fortalecer e promover a inserção internacional da Confederação nas discussões de defesa dos trabalhadores metalúrgicos e projetar o tema Redes Sindicais entre a base e os dirigentes das entidades metalúrgicas filiadas. “Saudamos nesta reunião a decisão de a DGB Bildungswerk abrir em São Paulo o seu escritório regional para a América Latina e a possibilidade de desenvolvermos parcerias e projetos conjuntos em busca de avanços nos direitos e melhorias nas condições de trabalho para a categoria metalúrgica”.

Por Val Gomes
Assessor de Comunicação CNTM