Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Força Sindical

Reforma covarde para amputar direitos

NOTA DA FORÇA SINDICAL 

A tentativa de fazer uma reforma da Previdência para diminuir direitos é uma forma covarde de prejudicar os trabalhadores. A reforma proposta pelo governo, divulgada através dos meios de comunicação, é uma colcha de retalhos visando apenas retirar direitos conquistados com muita luta pelas entidades sindicais.

Não podemos nos calar diante da tentativa dos tecnocratas do governo de retirar direitos dos trabalhadores, sob a falácia da reestruturação da Previdência e do ajuste fiscal, estabelecendo medidas bastante prejudiciais aos trabalhadores, como limitar a idade para a aposentadoria e a padronização das regras de homens e mulheres. O governo insiste na mesma linha de jogar a conta da crise nas costas dos trabalhadores e de querer ajustar com a subtração de direitos sociais.

Dizer que estipular uma idade mínima para se aposentar resolve os problemas da Previdência é uma falácia. A medida, na prática, vai resultar em enormes prejuízos para as mulheres trabalhadoras. Aumentar a fiscalização, melhorar sua eficiência nos atendimentos e qualificar melhor seu quadro sim, são fatores que contribuem para a solução dos impasses.

Esta proposta é inaceitável porque prejudica quem ingressa cedo no mercado de trabalho. Ou seja, a maioria dos trabalhadores brasileiros. Mais uma vez o governo erra ao anunciar mudanças que interferem e prejudicam, e muito, o cotidiano da classe trabalhadora.

Não podemos aceitar que qualquer passo para uma reforma previdenciária seja dado sem a participação dos representantes dos trabalhadores, para que façamos um raio-X, uma avaliação criteriosa a fim de saber a real situação da Previdência, e propostas sejam tiradas em consenso. Aliás, o Fórum Nacional da Previdência já foi instituído, pelo próprio governo, justamente com este objetivo.

Ressaltamos que aposentadorias dignas contribuem de forma substancial para uma distribuição justa de renda. A Força Sindical realizará manifestações e protestos para esclarecer a sociedade sobre a tentativa de retirar direitos.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força) – presidente da Força Sindical