Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Cultura

Realce, um rebento de canções!

Realce é um álbum conectado com a situação política da época no Brasil. Estamos em 1979 e Gilberto Gil consegue referir-se ao período de repressão mais dura no Brasil em Não Chore Mais , sua versão para No Woman, No Cry, de B. Vincent, famosa também na interpretação de Bob Marley. “…Ob-observando hipócritas/Disfarçados, rodando ao redor/Amigos presos/Amigos sumindo assim/Pra nunca mais…”.

O LP foi gravado dois anos após o lançamento do filme Os embalos de sábado à noite (Saturday Nigth Fever), com John Travolta e música do Bee Gees, grupo ícone da discoteca nos anos 1970. A canção título Realce é um retrato, feito o filme, dos trabalhadores que buscam na noite, na música e na dança uma “identidade, inserção e integração ao imponente mundo da moda” (leia mais sobre o filme no livro O mundo do trabalho no cinema, organizado pela jornalista Carolina Maria Ruy, do Centro de Memória Sindical). “…Não desespere/Quando a vida fere, fere/E nenhum mágico interferirá/Se a vida fere/Como a sensação do brilho/De repente a gente brilhará…”.

Gravado nos Estados Unidos, o álbum Realce é um extraordinário produto de cultura de massa, nacional e internacional, com a voz de Gilberto Gil acompanhada por uma poderosa sonoridade musical e o próprio compositor tocando pandeiro, violão de nylon e violão Ovation (um instrumento de sucesso na época e na virada da década).

Realce é um disco que contempla a crítica política e social, mas de forma otimista (“Tudo, tudo, tudo vai dar pé”) para o Brasil de 1979, com destaque para a anistia. Faz menções às cenas, à tradição e ao orgulho de ser da Bahia, toca em novas propostas filosóficas de vida, combate o preconceito e “rebenta”, como se fosse uma proposta de liberdade total para a criação musical, entre a tradição popular brasileira e o pop internacional, sem as imposições maniqueístas do isto é bom/isto é ruim.

Faixas

Realce
Sarará Miolo
Superhomem – A canção
Tradição
Marina – música de Dorival Caymmi
Rebento
Toda Menina Baiana
Logunedé
Não Chore Mais (No Woman, No Cry) – música de B. Vincent. Versão: Gilberto Gil

Clique aqui e ouça as canções no site oficial de Gilberto Gil

por Val Gomes