Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Cláudio Magrão

Que venham as Eleições!

“Uma nova Campanha Eleitoral se aproxima e chegou a hora de debatermos cada vez mais as questões políticas em nosso país. 

Estaremos elegendo um Presidente da República, um novo Congresso Nacional e as novas Assembléias Legislativas Estaduais, além de novos Senadores.

É nesse momento que, definitivamente, o povo possui o Poder nas mãos e deve analisar muito bem o que fazer no momento de votar para não fica apenas reclamando nos 4 anos seguintes.

Candidatos e Promessas aparecerão de todos os tipos. Isso é natural e sadio em uma democracia. Mas saber analisar, refletir, debater sobre propostas concretas e reais, sobre a vida e o compromisso de cada um desses candidatos é mais sadio ainda. Elegermos representantes que, de fato, irão representar os trabalhadores e legislar à nosso favor é a questão mais fundamental nisso tudo.

Nas últimas eleições, colocamos no Congresso Nacional, 87 parlamentares vinculados ao Movimento Sindical e isso foi bom. No entanto, outros 237 Deputados Federais também foram eleitos e possuem vínculos diretos com o setor patronal (banqueiros, industriais, ruralistas), ou seja, pessoas que em nada ajudarão os trabalhadores, suas reivindicações ou suas entidades de classe.

É preciso que, em outubro, possamos reverter esse quadro. É preciso que tenhamos força cada vez maior no Congresso Nacional para que as Leis passem a defender de fato àqueles que produzem a riqueza em nosso país: os trabalhadores e trabalhadoras.

É preciso estarmos atentos e informados. Que venha a Campanha Eleitoral. Que venha as eleições e que o Processo Democrático no Brasil seja fortalecido cada vez mais. Mas é preciso que tenhamos a consciência e a capacidade de elegermos nossos representantes. Gente comprometida com a classe trabalhadora e com seus sindicatos. Apenas dessa forma poderemos mudar  a correlação de forças existentes na sociedade e, de uma vez por todas, colocarmos a balança da Justiça Social e de uma vida digna para todos à nosso favor”.

Por Cláudio Magrão
presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de S.Paulo