Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Guarulhos/SP

Movimentos sindical e popular convocam para ato contra carestia nesta sexta (29)

 

Os movimentos popular e sindical contra a carestia realizam ato nesta sexta, dia 29, a partir das 10 horas. Será no Carrefour da Vila Rio, em frente ao Shopping Maia, Guarulhos. O objetivo é combater a alta nos preços do alimento, do gás de cozinha, outros produtos essenciais e serviços.

O coordenador da Força Sindical Regional e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, José Barros da Silva Neto, diz: “Será forte o movimento. O intuito é conscientizar a população a respeito do custo de vida e protestar contra a inoperância do governo frente à alta da inflação”.

Panfletagem – Desde segunda (25), as entidades que integram o movimento convidam a população. Barros conta: “Visitamos as feiras livres, terminais de ônibus, comércio e praças a fim de convidar o povo”.

Rodolfo Viana, técnico da subseção do Dieese no Sindicato, explica: “Até 2019, os custos da cesta básica, gás e combustíveis consumiam 73% do valor do salário mínimo. Agora, consomem 99%. A perda do poder aquisitivo é muito grave”.

O movimento não tem partido. Ele é integrado por diversos Sindicatos, quatro Centrais Sindicais, associações, entidades de aposentados, além de movimentos sociais e da juventude.