Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos do Vale do Sapucaí/MG

Presidente do SINDVAS defende conquistas dos trabalhadores em assembleias na empresa Metagal

O SINDVAS realizou assembleias nas unidades da empresa de retrovisores Metagal, em Conceição dos Ouros e Santa Rita do Sapucaí, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), onde as conquistas dos trabalhadores foram defendidas pela presidente Maria Rosângela Lopes. 

Em  um relatório contábil, a Metagal alega que tem dificuldades financeiras para o pagamento da primeira parcela de 2016 da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e propôs que as negociações sejam adiadas para o mês de novembro com perspectiva de pagamento integral em janeiro de 2017.  O documento expõe prejuízo na ordem de R$ 26 milhões  referentes a todo ano de 2015 e ao período de janeiro a maio deste ano. “Essa história de só negociar em novembro e pagar em janeiro também foi dita no ano passado”, lembrou a presidente Maria Rosângela Lopes durante a assembleia. Em 2015, a Metagal não realizou o pagamento da PLR, mas sim de um abono no valor de R$ 500. 

Agora com o demonstrativo, o Sindicato vai questionar o não pagamento na justiça. “O programa é uma conquista de anos do Sindicato para os trabalhadores e queremos saber onde foi gasto o dinheiro alegado e  porque não teve recurso para o pagamento da PLR”, afirmou a presidente aos trabalhadores.

Por maioria, os trabalhadores das duas unidades aprovaram que o Sindicato ingresse com ação na justiça para questionar a PLR 2015. Também por maioria de votos, os trabalhadores aceitaram o pedido feito pela empresa para adiar as negociações deste ano para o mês de novembro.

PPE

A Metagal busca junto ao Governo Federal a renovação do Programa de Proteção ao Emprego (PPE). Com essa prorrogação, continuam no programa setores específicos da empresa conhecidos como “indiretos”. Também foi aberto, para esses trabalhadores, o PDV (Programa de demissão voluntária) e estipulado prazo até sexta-feira (24) para os interessados aderirem.

Daniele Peixoto

Assessoria de Comunicação – Sindvas