Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Itajaí/SC

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itajaí representa Brasil em evento internacional

Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itajaí Oscar João da Cunha esteve na capital da Dinamarca entre os dias 12 e 14 de novembro para participar da reunião do Grupo de Ação para a Construção Naval e o Desmantelamento de Navios, organizado pela Industriall Global, entidade que congrega confederações de sindicatos do setor em todo o mundo.

Indicado pela Força Sindical, Oscar foi acompanhado pelo secretário do sindicato congênere de Niterói, Edson Carlos Rocha da Silva, representando a CUT. 

No foco dos debates, a precarização do trabalho, um dos temas principais entre as avaliações apresentadas por várias delegações do mundo reunidas em Copenhague. Na reunião, Oscar e Edson descreveram a realidade nacional, destacando a decadência do setor naval após a década de 70, quando o setor viu cair de 60 para 15 mil o número de trabalhadores empregados. Apontaram também o ressurgimento da indústria nos últimos anos, com o crescente volume de contratos da Petrobrás. 

Para o presidente do STIMMMEI, a participação de representantes brasileiros nesse fórum mundial é fundamental para que se acompanhe a evolução do trabalho no mundo. “Vimos, por exemplo, que a jornada na Dinamarca é de 37 horas semanais. É uma experiência que nos mostra que é possível avançarmos aqui também, introduzindo a jornada de 40 horas, uma luta que estamos defendendo já há alguns anos”, observa.

Além disso, a participação no evento permitiu conhecer a conjuntura de outros países. Do Japão, a delegação mostrou o esforço na produção de energia limpa, com o aproveitamento de energias alternativas. Nos Estados Unidos, os representantes demonstraram a importância da demanda de embarcações bélicas para o setor naval. No Chile, os líderes sindicais manifestaram preocupação com a tensão nas relações entre trabalhadores e empresas. 

O evento foi encerrado com visita técnica a Man Diesel & Turbo, uma das gigantes dinamarquesas na fabricação de motores navais, entre outros. Nas próximas semanas, o presidente irá ao Rio Janeiro para apresentar relatório da viagem e compartilhar suas impressões sobre a reunião internacional. 

Por Assessoria de Imprensa STIMMMEI 
Anna Carolina

sind.t@terra.com.br

www.sindicatodosmetalurgicos.com.br