Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Outubro Rosa: metalúrgicos apoiam a luta das mulheres contra o câncer de mama


Arte: Vanderlei Tavares

“Outubro Rosa é um movimento muito importante, pois incentiva a prevenção do câncer de mama, esclarece dúvidas e incentiva as mulheres a fazerem o exame da mamografia. Na Convenção Coletiva de Trabalho de nossa categoria, temos a garantia de um dia liberado por ano para exames de prevenção do câncer”, diz IRENILDA MEIRELES DA SILVA, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de LUZIÂNIA/GO.

“Outubro Rosa está sendo a melhor e mais bonita campanha de saúde ao longo destes anos,  pela amplitude do alcance das mulheres. Principalmente para mulheres acima de 50 anos, quando o exame passa ser feito todos os anos. Nos nossos acordos por empresas e na Convenção Coletiva de Trabalho, tornamos obrigatório os exames periódicos. A nossa vitória foi a cobertura deste exame pelo Sistema Único de Saúde”, diz MARIA ROSÂNGELA LOPES, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do VALE DO SAPUCAÍ/MG.

“A Convenção Coletiva dos Metalúrgicos de Tocantins também garante um dia a cada seis meses para que as mulheres possam fazer este importante exame”, diz a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de TOCANTINS, Luane Pereira Parente.