Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Os 15 anos de um projeto vitorioso

Em 12 de outubro de 2002, fundamos o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro. A ideia era atender crianças e adolescentes carentes na região do Parque Primavera, bem como oferecer suporte às famílias. No Primavera, fica nosso Clube de Campo. O equipamento de lazer e esportes era quase um oásis em meio a uma região muito pobre e sem infraestrutura.

Todas as crianças e adolescentes, de até 16 anos, atendidos nesses 15 anos, são da região. Também atendemos as famílias, porque sem amparar a família a evolução das crianças e adolescentes fica mais lenta. Nesses anos, a região ganhou melhorias urbanas, mas ainda é muito precária.

O Sindicato construiu uma sede dentro do Clube para aos alunos. Eles recebem reforço escolar, aprendem informática, fazem teatro e participam de outras iniciativas que ampliam a base cultural e estimulam a convivência social. Ali também oferecemos formação profissional em cursos de corte e costura, marcenaria e confeitaria. Ou seja, possibilidade de renda para pais e mães.

Durante essa década e meia, milhares passaram pelo Instituto. Nunca se cobrou um único centavo, porque nosso Sindicato banca a parte pesada do projeto, temos uma parceria boa com o Sindicato dos Metalúrgicos da Bélgica e há empresas que, de forma permanente ou eventual, contribuem com dinheiro, produtos de limpeza, alimentos etc.

Vale também destacar que dezenas de jovens, ao completar 16 anos, acabam encaminhados ao mercado de trabalho para o primeiro emprego. Muitos deles, devido às condições sociais e econômicas familiares precárias, acabam se tornando arrimo de família.

Fui criança de família muito pobre, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Tive de trabalhar pesado desde cedo, em carvoarias e na enxada. Cheguei adulto a Guarulhos, mas sem saber ler e escrever. Fui alfabetizado pelo Mobral. Conheço, portanto, a vida dura e sei quanto um apoio nos ajuda e encaminha para o lado certo da vida.

Idealizei o Meu Futuro há 15 anos, mas não fiz sozinho. Nesses anos todos, além das parcerias, tive o apoio decisivo dos companheiros da diretoria do Sindicato, da diretoria e do corpo de funcionários do Instituto. Divido, portanto, com todos eles o sucesso desse empreendimento social, que educa, apoia, ampara e promove inclusão.
As pessoas precisam apenas de uma oportunidade. E isso o Instituto Cultural e Esportivo Meu Futuro oferece.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical

Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br