Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Opinião: Jornada menor só trará benefícios

Uma das principais lutas da Força Sindical é por redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário. Esta medida, segundo o Dieese, irá gerar 2 milhões de empregos, contribuindo, portanto, com a distribuição de renda e o desenvolvimento do País. 

Além do benefício econômico, a redução da jornada tem também um amplo alcance social. A classe trabalhadora terá mais tempo para o convívio familiar, lazer, cultura, educação e cursos de requalificação profissional, fundamentais em um mercado de trabalho cada vez mais exigente.

A jornada menor contribuirá para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais, cujos índices ainda são vergonhosos no Brasil. É, enfim, um passo a mais para o Trabalho Decente no País.

Há muito tempo lutamos pela redução constitucional da jornada de trabalho, cuja proposta (PEC 231/95) aguarda votação no Congresso Nacional. Vale lembrar que a última vez que ocorreu redução constitucional da jornada foi em 1988, de 48 para 44 horas semanais.
Enfim, com a redução da jornada de trabalho todos ganham.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical/CNTM