Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

O exemplo da política do salário mínimo

Ao longo destes últimos anos o movimento sindical conseguiu várias conquistas, que estão na série de matérias especial “Conquistas dos Trabalhadores” neste VT.

Uma das principais foi a política de valorização do salário mínimo, a qual defendemos com todas as forças. Por isso, vemos como mais uma conquista o anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 30, de que irá manter a política de correção.

A política de valorização do salário mínimo é um dos instrumentos de distribuição de renda. Mais uma vez, o governo deixa claro que o seu lado é o do trabalhador, como a presidenta disse: “Nosso governo será sempre o governo da defesa dos direitos e das conquistas trabalhistas”.

Queremos dar continuidade nesses avanços. Ainda há muito para discutir. A pauta trabalhista inclui itens como o fim do fator previdenciário, 40 horas semanais e o combate à rotatividade, que dependem do diálogo entre governo, trabalhadores e empresários.

Mas essa atitude também tem de partir dos parlamentares, de quem depende fazer andar projetos como o da redução da jornada. Nesta terça-feira, 6, o assunto será discutido em audiência na Comissão Geral do Trabalho da Câmara dos Deputados, com a participação das centrais. É hora de seguir o exemplo da política de valorização do salário mínimo.

Jorge Nazareno
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região